domingo, 21 de julho de 2013

Não vi o embrião no ultrassom de 5 semanas. E agora?

Você fez o ultrassom bem cedo, por isso é normal ainda não conseguir ver o embrião. A primeira coisa que se vê na ultrassonografia, entre 4 e 5 semanas de gravidez, é o saco gestacional. O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas. 

O embrião mesmo, com batimento cardíacos, pode ser visualizado por volta da 7a semana. Ou seja, com 7 semanas completas, já deve ser possível vê-lo, mas só com ultrassom (e não ouvir os batimentos com o aparelhinho para isso). 

O problema é que, a não ser em casos muito específicos como uma fertilização in vitro, é difícil saber exatamente qual foi o dia da concepção. A ovulação pode ter acontecido alguns dias depois do previsto, ou a fertilização em si pode ter demorado um ou dois dias a mais, e nessa fase tão inicial isso faz bastante diferença. Pior ainda nos casos em que a menstruação da mulher é irregular. 

Por isso, os médicos só se preocupam com a possibilidade de uma gestação anembrionada (quando o embrião não se desenvolve) levando em conta outros fatores, como a dosagem de hCG e o tamanho do saco gestacional. 

Há sim motivo de preocupação quando o saco gestacional mede mais de 20 mm e ainda não há embrião, por exemplo, ou quando o hCG passa de um patamar bem alto e ainda assim o embrião não está visível. Os médicos também se preocupam se o nível de hCG não dobra no período de 72 horas, ou se começa a cair. 

Muitos médicos nem gostam de pedir uma ecografia tão cedo, para não despertar esse tipo de encucação. Quando pedem a eco antes de 6 semanas, é só mesmo para verificar se o saco gestacional está implantado direitinho no útero, e não nas trompas, o que seria uma gravidez ectópica. Ou seja, no seu caso parece tudo bem. 

Outro motivo para pedir o USG tão cedo é verificar se há mais de um bebê -- mas nem isso é exato, porque às vezes o segundo (ou terceiro!) bebê pode demorar mais para se desenvolver e aparecer de surpresa num segundo exame.
 



Parabém mamãe !

Um comentário: